quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

F.A. (Falaciosos Anónimos)

Eu sou como qualquer pessoa e tenho defeitos. Eu sei que é difícil de acreditar, mas não sou perfeito como todos pensam. Qual é esse defeito? Sou muito criativo, invento muito. Há quem diga que eu sou um mentiroso compulsivo. É uma forma de ver as coisas e talvez haja uma pitada de compulsividade na minha criatividade. Mas… Mas daí ser um mentiroso compulsivo.


É verdade que sempre inventei histórias mirabolantes e com um “je ne sais quoi” de parvoíce, mas isso faz de mim um mentiroso? Se calhar sou mesmo! Devo assumir a minha intrujice natural e caminhar para a verdade? É isso! Está decidido! Vou frequentar aquela associação dos Falaciosos Anónimos e resolver o meu problema.

O nome é Marco e tenho um problema. É mais forte do que eu e não consigo evitá-lo. Minto por tudo e por nada! É inato! Não é bem inato, não comecei a mentir logo à nascença. Primeiro, porque não tinha razões para isso, mas também porque não sabia falar e logo as minhas mentiras seriam inaudíveis. Não me iria dar a esse trabalho, inventar uma história para ninguém ouvir, não parece algo muito proveitoso. E a mentira tem forçosamente de ser proveitosa. Quando minto é sempre na procura de um bem maior: a minha defesa.


A falácia é a forma árdil que uso para minimizar qualquer problema que posso vir a enfrentar. Como a ira divina. Eu sei que não é suposto pecarmos, mas os pecados acontecem. “shit happens”. É inevitável! A nossa sorte é que podemos evitar a fúria dos céus e manter o nosso livre-trânsito para o paraíso com uma simples confissão e eu sou mestre em limpar o meu cadastro celestial. Mesmo que tenha cometido imensos pecados, digo apenas que minto e assim a mentira durante a confissão cobre a omissão doutras asneiras. Sou mesmo esperto!

As mentiras como justificação de atrasos são muito recorrentes. Eu uso-as frequentemente. Pronto não vou mentir (para variar) uso esse tipo de desculpas diariamente. Há quem consiga dizer a verdade e justificar-se de forma honesta. Eu não tenho essa capacidade. Mentir é muito mais fácil.

Da última vez, hoje de manhã, o atraso aconteceu porque estava eu em plena autoestrada quando percebo que está um animal a cavalgar no meio da via e quando ele passa por mim a toda a velocidade, constato que é um camelo. Pouco depois dessa passagem repentina vejo uma criança a correr no meio da via, como se perseguisse o animal. Como essa perseguição pareceu-me perigosa agarrei a criança, que afinal era um anão. Ainda bem porque tive para o meter no carro e poderia ter sido acusado de rapto de menor ou pior até. O anão, na realidade dono do camelo, que por sua vez é um dromedário visto que tinha uma bossa, estava a tentar recuperar o seu animal.

Eu ajudei a recuperá-lo e foi por isso que me atrasei 5 minutos. Eu achei a minha justificação foi muito credível, não sei como descobriram que era falsa. Já percebi a falha. Eu nunca passo pela autoestrada para vir trabalhar.

Talvez tenha mesmo de frequentar as reuniões dos F.A., o que acham?

O Cronista da Parvoíce ©






Sem comentários:

Enviar um comentário